top of page

Tratando de Memórias

     Professor (a):
     Sugerimos abordar alguns conceitos pertinentes sobre Memórias Literárias que poderão facilitar a compreensão dos alunos sobre o gênero, ajudando também no processo de produção textual.


    
MEMÓRIAS LITERÁRIAS
     Memórias literárias são narrativas que têm como ponto de partida experiências vividas pelo autor em épocas passadas, mas contadas da forma como são vistas no presente. Geralmente são textos produzidos por escritores que, ao rememorar o passado, integram o vivido ao imaginado. Para tanto, recorrem a figuras de linguagem, escolhem cuidadosamente as palavras que vão utilizar orientados por critérios estéticos que atribuem ao texto ritmo e conduzem o leitor por cenários e situações reais ou imaginárias.
     Fonte: ALMEIDA, Neide; CLARA, Regina de Andrade; ALTENFELDER, Anna Helena. Se eu bem me lembro.... São Paulo:Cenpec, 2010. (Coleção da Olimpíada de Língua Portuguesa). p. 45.


     Tipologia Textual
     Em textos de memórias a tipologia textual que prevalece é a narração, mas podem aparecer também sequências descritivas e expositivas. É que, mais que contar (narrar) um fato,é preciso fazer com que o leitor entenda e imagine aquilo que está sendo narrado. Por isso, a descrição é bastante importante em um texto de memórias para que o leitor seja seduzido pelo texto e consiga imaginar as pessoas, objetos e os lugares apresentados pelo narrador.

    
O Narrador de Memórias
     O narrador de memórias escreve em 1ª pessoa e fala do passado, de lembranças, de recordações. Os acontecimentos narrados são submetidos a dois filtros: O da memória, que recupera o que interessa contar; O da linguagem, que determina o modo de dizer. Num livro de memórias, não interessam tanto os fatos, mas o modo como os fatos são contados.

Fonte: DISCINI, Norma; TEIXEIRA, Lucia .Perspectiva língua portuguesa. 2 ed. São Paulo: Editora do Brasil,2012. (Coleção Perspectiva).p.96.

Desenvolvido por Renata Vargas

bottom of page